O escritório Henning Larsen foi escolhido para projetar o pavilhão da Dinamarca para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Aberto na praia de Ipanema de 4 à 21 de agosto de 2016, o pavilhão -- chamado "O Coração da Dinamarca"-- terá uma estrutura em forma de tenda que utiliza na edificação técnicas apropriadas da construção de veleiros. Inspirado na história marítima da Dinamarca, na arquitetura dinamarquesa, na paisagem do Rio de Janeiro e nas obras de Oscar Niemeyer, o pavilhão unirá a iconografia estética da Dinamarca com a do Brasil.
Localizado numa área de intenso tráfego, tanto para turistas, quanto para os locais, o pavilhão oferecerá vista para o Oceano Atlântico e para o Cristo Redentor no Corcovado. Com uma área equivalente a 300 metros quadrados, o pavilhão será composto por quatro perfis metálicos revestidos por uma tenda branca e conectados por uma cruz de acrílico transparente.
Neste espaço aberto haverá um bar, um ambiente para a imprensa, uma exposição sobre cidades sustentáveis e um anfiteatro de onde os visitantes podem desfrutar da vista ou assistir as Olimpíadas de um telão. A Iluminação de LED, desenvolvida por Martin Professional, proporcionará uma iluminação variada à noite, incluindo as cores das bandeiras dinamarquesa e brasileira, das Olimpíada ou de eventos específicos.
John Mast, produtor de mastros de veleiros, projetou a construção primária de alumínio e a OneSails, fabricante de roupas de velejo, providenciou a cobertura do pavilhão.
O pavilhão ficará aberto para as Olimpíadas de Verão de 2016 de 4
à 21 de agosto de 2016, das 11 às 22 horas.
Arquitetos
Localização
R. Ipanema - Santa Cruz, Rio de Janeiro - RJ, BrasilPartner Responsible
Søren ØllgaardDesign Team
Emil Skibsted Tranæs, Jakob Birk Nielsen, Jens Larsen, Mads Vinding Johnsen, Thomas Persson Vestersøe and Vanda OliveiraVisuals
Aleksander Nowak and Omar DabaanEngineers
Construction
Cover
Lighting
Área
300 metros quadradosAno do projeto
2016Fotografias